jueves, 22 de julio de 2010

1929- SAVATE -Força Pública


fuente: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3750175/dosp-diario-oficial-09-02-1929-pg-1335

1 comentario:

  1. Antes, mesmo, da subida de Getúlio, em 1930, com sua "retórica do corpo", o Ministro da Guerra de Wenceslau Bras, gen.
    Nestor Sezefredo dos Passos, já havia tornado a prática da Educação Física obrigatória no Exército - uma prática baseada nos modelos francês e alemão. Curiosamente, o gen. Sezefredo era um conhecido praticante de capoeira, que desarmara com uma rasteira um tenente - pistola numa mão, fuzil na outra - que tentara prendê-lo durante uma tentativa de revolta antes da subida de Vargas. Ao ser rendido, o gen. Sezefredo entregou sua arma mas pediu ao tenente revolucionário que explicasse a razão do levante. O jovem tenente empolgou-se com a teoria e descuidou-se das armas em riste.
    O general foi se aproximando pensativo e, súbito, aplicou a traiçoeira rasteira na mais perfeita tradição capoeirista. O "Nestor", nome do general e meu também, não é coincidência: Nestor Sezefredo foi meu avô paterno. É importante perceber que este "proposta" da Luta Nacional, que vimos no período 1900-1930, e continuamos a estudar agora, não é apenas "história" - algo que foi, mas "já era".

    ResponderEliminar