Aguas revessas : confluencias da memoria, literatura e historia nas memorias ineditas de Alberto Rangel FABIANA BIGATON TONIN
Texto para dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Orientador: Prof. Dr. Francisco Foot Hardman
CAMPINAS
2009
Conta-se que o jornalista Leopoldo de Freitas trocando bengaladas na rua com um político paulista acabara a pugna, apanhando o chapéu do outro e retornando-o ao dono com a sua voz tonitruante, que sublinhava o largo gesto do hidalgo, rematando no seus ódios de ocasião: “Tome! Cubra-se! Chapéu não é troféu de guerra”. Apanhado a boinazinha do Chico, limpei-a com cuidado e ofereci-a ao adverso: “Não quero que a bruxa da tua mãe te castigue, faltando ou vendo suja a tua carapuça...”.
Chegando a casa, tive que explicar o incidente, a brigalhada de que havia traços tão comprometedores na esfoladura da pasta, no desmancho da minha cabeleira e nos rasgões do meu avental de chitinha. Algumas palmatoadas, que me foram passadas com o dorso da escova de roupa, belo utensílio, marchetado de madrepérola, castigaram-me por não haver sabido isentar o avental e a pasta daqueles sinais inequívocos da luta corpo a corpo. Teria podido evitá-los, dando de pernas para que te quero diante das iras do Chico Chicote ou valendo-me da intervenção da autoridade do “seu” Remígio...
Nas “Memoires d’Outre Tombe”, Chateaubriand escreveu: “Quand mon ami rapportait de ses coursesum oiel poché, um habit déchire, il était plaint, caressé, choyé, rhabillé: em pareil cas, j’étais mis e pénitence”187. Assim me aconteceu, brigando com esse impulsivo galipso dos bulhentos e brigalhões, ao outro a mimalhice dos compadecidos e bons rapazes.
Monstrozinho dos extremos por tão pouca cousa, agressivo contemporâneo do “Colégio Americano”!
187 Obra publicada entre 1848 e 1850. No trecho, lê-se: “Quando meu amigo trazia de suas carreiras um olho machucado, um casaco rasgado, ele era lamentado, acariciado, mimado, vestido novamente: em semelhante caso, eu estava posta em penitência”.
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000442606
NOTA DEL PESQUISADOR:
AVENTURA BRASILEIRA DE BLAISE CENDRARS, A - Página 234
Alexandre Eulálio, Blaise Cendrars, Carlos Augusto Calil - 2001 - 625 páginas
Leopoldo de Freitas (1861-1940) era uma figura folclórica que PP herdara do tio Eduardo Prado (é dele o prefácio de Fastos da Ditadura Militar) e da avó, d.
http://books.google.com/books?id=liNqaqYsLSUC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario