viernes, 19 de noviembre de 2010

1538- Brasil , primeiros batuques de negros (prohibidos en Portugal)

O Batuque: das raízes afro-indígenas à Música Popular Brasileira. Dra. Nícia Ribas D’ÁVILAA chegada dos escravos no Brasil



Uma lei de D. Manuel proibia o batuque em Portugal quinhentista. De conformidade com A. Lima Carneiro (1964, p.16) havia no norte de Portugal, na época, uma dança e canto com o nome de Batuque.“A moda do Batuquinho /Quem n’havia d’inventar? / Bate, bate, Batuquinho / Se tu queres .../Quem n’havia d’inventar?”
Os batuques certamente explodiram concomitantemente no Brasil inteiro com a chegada dos escravos para as nossas lavouras, tendo a mais pluralizada amalgamação rítmica. . No pensar de Nina Rodrigues (1977, p. 13-14), remontam à colonização. Porém, sendo a cidade de São Vicente a “Cellula Mater” da nacionalidade brasileira, esta foi a responsável pelos primeiros batuques na calada da noite que surgiram neste país na metade do século XVI.
Duzentos negros escravos entraram clandestinamente no Brasil em 1538, porém somente se estabeleceram oficialmente a partir do decreto de 20 /03/ 1549, assinado por D. João III de Portugal. Em 1538, no Engenho Santo Antônio dos Erasmos, na cidade de São V icente, surgiram os primeiros batuques de negros escravos que, clandestinamente, vieram trabalhar no plantio de cana de açúcar, conforme D’Ávila (1987). No entanto, somente a partir do século XVIII, as influências das culturas tanto negra quanto negro-indígena fizeram-se remarcar na manifestação de ritmos tais como lundu, cabula, ijexá, congo de ouro, barravento, umbanda e samba de caboclo, com algumas contribuições indígenas no instrumental, nas vestes, nos gestos e posturas, originando todas as formas rítmicas da Música Popular Brasileira dos nossos dias. Tendo o Lundu nascido das palmas do candomblé, a transformação profunda do caráter sagrado para o profano deu-se em fins do século XIX.
Conforme observou Debret (MDCCCXXXV, p.75), participante da Missão Artística Francesa em 1816, os negros no Rio de Janeiro dançavam em círculo e tocavam sobre tudo aquilo que pudesse representar um instrumento de percussão: palmas das mãos, pedaços de ferro, cacos de louça. “O ritmo era marcado por dois tempos precipitados e um lento”.
fuente: http://www2.metodista.br/unesco/1_Celacom%202009/arquivos/Trabalhos/Nicia_Batuque.pdf

2 comentarios:

  1. LOS SOMETIDOS DE LA CONQUISTA ARGENTINA, BOLIVIA, PARAGUAY, RICARDO RODRÍGUEZ MOLAS
    BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, Centro Editor
    de América Latina, ISBN. 950 25-1311 8
    13. Respuesta a la crisis de mano de obra en Potosí: "razzias" a las etnias no sometidas y solicitud de esclavos africanos. (1593)

    [...] El [gobernador de Santa Cruz de la Sierra Lorenzo Suárez de Figueroa] dará cuenta a Vuestra Majestad muy en particular y de la entrada que della quiere hacer con beneplácito y orden de Vuestro virrey marqués de Cañete y ayuda mía en las provincias de los Moxos y Timbúes, de que hay tanta fama en estos reinos y tiene noticia el dicho Don Lorenzo estar muy poblada de gente vestida, que es señal tener ganados y ser indios de razón. ……………
    Yo deseo y procuro [que traigan los indios del servicio de Moxos y Timbúes] por el acrecentamiento de Vuestra Real hacienda y de estos vasallos vecinos de Potosí, que son los más provechosos que Vuestra Majestad tiene en todos sus reinos. Y por haber considerado esto y la flaqueza de estos miserables indios vasallos de Vuestra Majestad y el grande trabajo que tienen en relevarles de alguna parte del o a lo menos en lo que se labora de las bocas de las minas adentro, que es de más fatiga y peligro que en el beneficio de la plata hay, he informado a Vuestra Majestad convenir para esto y descargo de Vuestra Real conciencia se permita traer negros por el Brasil, pagando a Vuestra Majestad los derechos por entero que se deben y se pagan de los que entren por Tierra Firme…………………….Y si en este ministerio se echasen negros tendrían más cuidado de su salud sus amos que el que tienen de los indios, y trabajarían doblado los negros que los indios y sería doblar la labor, porque si de esto se reservasen se ocuparían en los ingenios y andarían más bien aviados que agora andan, que muchos dellos no muelen la mitad de lo que pueden moler por no tener metales y servicio.
    Y para los inconvenientes que se pueden poner del peligro de la tierra, si en ella se metiesen tantos negros como son necesarios, para esto puede haber remedio con tener el poco cuidado que se tiene en la Nueva España y en otras partes adonde son los más los negros que los españoles que los mandany viven con ellos siendo la tierra más aparejada y de mejor temple para sustentarse huidos que esta de los Charcas, que es falta de montes y alcabucos, guarida de los tales negros fugitivos. los mestizos, que con los miserables indios sus parientes se muestran peores que cómitres.

    [Informe al rey del presidente de la Audiencia de Charcas, licenciado Cepeda, La Plata, 1ro. de marzo de 1593, en Audiencia de Charcas (1922), II, I ,164-167.]

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  2. 1550
    Luís Peres, (possivel “Homen Preto” na linguagem da epoca) fidalgo da Casa Real do Rei do Congo (Angola) e o seu Camareiro-Mor, torna-se cavaleiro da Ordem de Santiago a 24 de Marco de 1550.DUTRA (2002) NEW KNIGHTS IN THE PORTUGUESE ORDER OF SANTIAGO DURING…, eHumanista: Volume 2, p.160
    1579
    D. Pedro da Silva, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Homen Preto, Embaixador do Rei de Angola, torna-se Cavaleiro da Ordem de Santiago a 20 de Maio de 1579. DUTRA (2009) O REI-CARDEAL D.
    HENRIQUE E AS ORDENS MILITARES PORTUGUESAS, p. 899
    No século XVIII até 1761
    Referencia a uma escrava de Julião Gonçalves que era natural de Angola, casada com João Fernandes, homem livre e viuvo que fora de Maria Fernandes. Uma outra escrava era natural do Brasil, criada de Fr. Manuel de S. Jose, enquanto duas outras;l de Grandola e de S. Domingos/Santiago do Cacem. (Comentário) Os restantes escravos eram naturais do termo de Alcacer (especialmente da freguesia de Sao Romao do Sado) e dos concelhos vizinhos. Existem referencias a existencia de escravos no Alvito, Evora, etc. NETO (2001) A ESCRAVATURA EM S. ROMÃO DO SADO. Memorias do instituto de Mariologia de Aguas de Moura…, p. 69

    FUENTE: Torrão do Alentejo: Arqueologia, História e Património
    Volume 3 – Cronologia e Bibliografia
    António Rafael Carvalho
    Edição Conjunta (on-Line)
    Junta de Freguesia do Torrão, Câmara Municipal de Alcácer do Sal , Alcácer do Sal, 2009

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