domingo, 6 de febrero de 2011

1852- Brasil- ACULTURACIÓNES batuquistas dançadores de fado e lunduns da roça brasileira

(pag 139 y 141) Alviçaras para os batuquistas, dançadores de fado e lunduns da roça brasileira ! Deveis saber que , para o modo de ver de um inglez requintadamente civilisado, como era Mansfield, o vosso fado, lundum e batuque são danças tão airosas e sympathicas como as de um salão de baile na Inglaterra. Tem proposições este bom Inglez que de facetas passão a ser graçolas.

Os mencionados bailes nacionaes, de usança entre as classes menos cultas do povo brasileiro , são pouco mais ou menos arremedos mimicos das paixões dominantes do caracter primitivo; e, por conseguinte, exprimem, quando são bem dansados, a voluptuosidade do clima intertropical, a melancolia caracteristica dos habitantes destas regiões grandiosas de espectaculos naturaes, a simplicidade dos seus costumes e a monotonia da sua nascente civilisação……………….O bamboulat da Nova-Orleans e das Antilhas francezas, dinamarquezas, hollandezas e inglezas ; o rill dos Estados do Sul da America do Norte ; o fandanguilho, as cadenas, o sonduro ou matatouros, o seis e o cavallo das ilhas de Cuba e do Porto-Rico, sem fallar das danças do garabato e da bomba dos paizes hispano-americanos, são provas evidentes de que sob diversos nomes o genio intertropical expressa, com as mesmas figuras e quasi identicos movimentos, as suas exaltadas paixões. Estas danças — boas para serem presenciadas por homens observadores que estudem philosophicamente o seu caracter, — não são, para que digamos, modelos de elegancia, nem muito menos, dignas, como assevera Mansfield, de ser comparadas com as mais airosas de um salão de baile da Inglaterra (*). Que dirião as pudibundas damas dos saráos de Londres se eu tivesse a ousadia de comparar as suas quadrilhas , as suas walsas , etc., com o celebre cancan francez? Shoking I Shoking I murmurarião com sobeja razão : pois o caso é mui semelhante ; porque do lundum bailado por negros e mulatos a um cancan executado por grisettese vawriens, não é mui afastada a distancia. Este bom Mansfield peccava por simples de coração, e prova nesta circunstancia que não tinha visto bailes de salão na Inglaterra, ou que a sua innocencia era digna da idade de ouro, em que as evoluções da dança cingião-se a movimentos mais ou menos significativos de abandono e molleza.
Segundo o que vejo, se Mansfield tivesse ficado entre os irmãos pretos—como elle chama os negros—por alguns mezes, teria imitado a Catão o censor, tomando lições de fado, batuque e lundum, para introduzir este refinamento das danças dos pretos nos salões de baile da Grãa. Bretanha.
Em quanto á delicadeza do seu olphato—perto dos irmãos negros—não accrescentarei uma unica palavra: tendes lido as suas lamentações e isto me satisfaz : nem
(*) O lundum, embora digão os diccionarios de Roquette e de Antonio de Moraes Silva, «ser uma dança chula do Brasil, em que as dançarinas agitão indecentemente os quadriz», foi em tempos não mui remotos dançado por pessoas muito distinctas. e ainda hoje é no sertão uma das danças favoritas dos lavradores eda gente rustica. (Nota do autor.)
fuente: Ensaio critico sobre A viagem ao Brasil em 1852 de Carlos B. Mansfield (1861), Author: Antonio D de Pascual , Charles Blachford Mansfield, Year: 1861, Language: Portuguese

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