0 RECRUTAMENTO t) recrutamento no Brasil é o mais devastador que é possivel. i Quantas vezes eu mesmo tenho observado soltar-se o atrevido capadocio (') por empenhoada potente senhoria? Quantas vezes debaixo do santo manto do poder tem-se visto prender-se o intrigado joven, muitas vezes o unico filho de uma familia desgraçada?! Quantas vezes sob a pobre e mesquinha capa hei observado chegar-se o ricaço camponez, e pelo escondido metal que comsigo traz livrar o filho, o parente, o amigo, talvez todos no caso de soffrer o recrutamento Y Bem applicado o dicho-quem tem capa, escapa l l Ora, se nós observamos que pelo interesse pecuniario deixa-se de recrutar o vadio, o vagamundo, o filho desnecessario (H), e se empenha o sceptro do poder contra o desvalido, o orphão, o mercenario, e outros, cuja facilidade de captura induz ao recrutador a olhal-os, como inuteis cidadãos; como poderá o Brasil entreter um necessario exercito, não causando grande damno á sua população? Estas observações nos fazem acreditar ser evidente que a reforma das tropas de linha, sem compromettera segurança nacional, faria desapparecer dois grandes obstaculos á população, _- o celibato dos soldados, e o celibato que seu entretenimento faz nascer nas outras classes de individuos do Estado. Destruindo-se estas duas origens de males, destruir-se-ha um outro vicio politico, que não damnilica menos ao progresso da população, e cuja actividade é sempre relativa ao numero dos celibatarios e a miseria nacional. Este vicio é a incontinencia e a immoralidade publica. (*) Capadocio, termo provinciano, e significa - sujeito valentão, dado a bebida, ao jogo e ao deboche. _ No Rio de `ianeiro, vulgo capoeira. ( ' * ) Desnecessarie, quando não é d'aquelles a quem a lei tem dispensado, como o filho da viuva, o filho unico, etc.
0 RECRUTAMENTO
ResponderEliminart) recrutamento no Brasil é o mais devastador que é possivel. i
Quantas vezes eu mesmo tenho observado soltar-se o atrevido capadocio (') por empenhoada potente senhoria? Quantas vezes debaixo do santo manto do poder tem-se visto prender-se o intrigado joven, muitas vezes o unico filho de uma familia desgraçada?! Quantas vezes sob a pobre e mesquinha capa hei observado chegar-se o ricaço camponez, e pelo escondido metal que comsigo traz livrar o filho, o parente, o amigo, talvez todos no caso de soffrer o recrutamento Y Bem applicado o dicho-quem tem capa, escapa l l Ora, se nós observamos que pelo interesse pecuniario deixa-se de recrutar o vadio, o vagamundo, o filho desnecessario (H), e se empenha o sceptro do poder contra o desvalido, o orphão, o mercenario, e outros, cuja facilidade de captura induz ao recrutador a olhal-os, como inuteis cidadãos; como poderá o Brasil entreter um necessario exercito, não causando grande damno á sua população? Estas observações nos fazem acreditar ser evidente que a reforma das tropas de linha, sem compromettera segurança nacional, faria desapparecer dois grandes obstaculos á população, _- o celibato dos soldados, e o celibato que seu entretenimento faz nascer nas outras classes de individuos do Estado. Destruindo-se estas duas origens de males, destruir-se-ha um outro vicio politico, que não damnilica menos ao progresso da população, e cuja actividade é sempre relativa ao numero dos celibatarios e a miseria nacional. Este vicio é a incontinencia e a immoralidade publica.
(*) Capadocio, termo provinciano, e significa - sujeito valentão, dado a bebida, ao jogo e ao deboche. _ No Rio de `ianeiro, vulgo capoeira.
( ' * ) Desnecessarie, quando não é d'aquelles a quem a lei tem dispensado, como o filho da viuva, o filho unico, etc.