NOTA:
“Por volta da década de cinqüenta, Sinhozinho era um personagem muito conhecido no Rio de Janeiro, especialmente em Ipanema e Copacabana. Nascido em Santos, São Paulo, filho do Cel. José Moreira Sampaio, Intendente daquela
cidade, já em 1904, Sinhô iniciava sua brilhante carreira de desportista, como sócio-aluno do Clube Esperia de São Paulo. Ainda em São Paulo, após passar pelo Clube Atlético Paulistano, pela Associação Atlética das Palmeiras, e pelo Clube Força e Coragem, Agenor Sampaio veio para o Rio e não mais saiu. [...]
http://geocities.ws/capoeiranomade/Capoeira_jogo_atletico_brasileiro-Joel_Marques.pdf
A CONTRIBUIÇÃO DO CELEBRE AVIADOR EDÚ CHAVES
– Mais tarde ” prosseguiu o nosso entrevistado ” com a vinda de Edú Chaves da Europa, novos ensinamentos nos foram ministrados, dos quaes a luta greco-romana, box francez (savata) e a gymnastica em apparelhos foram os mais importantes.
Em 1907, ingressei no Club Força e Coragem, que obedecia à direcção do professor Pedro Pucceti. Continuei os exercícios que sabia e outros mais, que aprendera com o referido mestre.
OS PRIMEIROS TRIUMPHOS EM LUTA ROMANA
– E praticou desde logo a luta romana?
– Sim, em 1907, obtive os meus primeiros sucessos nesta luta e tive occasião de vencer o torneio da minha categoria.
RIO, CIDADE AMIGA E HOSPITALEIRA
– Em 1908, mudei-me para esta capital, de onde jamais me afastei. O Rio é uma cidade encantadora pelos seus recursos naturaes e captivante pela lhaneza dos cariocas, que são extremamente hospitaleiros.
Fui um dos fundadores do Centro de Cultura Physica Enéas Campello, que teve o seu período de fastigio no sport carioca. Ali, ao lado de João Baldi, Heraclito Max, Jayme Ferreira e o saudoso Zenha, distingui-me em diversas provas em que tomei parte.
FUENTE: Clube Nacional de Gymnastica: Uma grande Promessa”
Diário de Notícias, RIO, 1º de setembro de 1931
ARTÍCULO:
Escola de Educação Física da Polícia Militar do estado de São Paulo
NESTOR SOARES PUBLIO E IVENS MARTINI CATALANO
The Physical Education School of São Paulo State Police Force
Origem, parceria e legado da EEFPM – SP, 1906 – década de 1940:
Origin, partnership and legacy
of EEFPM – SP, 1906 – 1940s:
Escola de Joinville-le-Pont, França / France Atividades Tradicionais / Traditional Activities:
Ballet de Joinville-le-Pont, Box Savat, Jogo do Bastão, Esgrima Ornamental, a Ginástica Sueca, Esgrima de Baionetas, pirâmides humanas, força conjugada em duplas e trios, ginástica em aparelhos como barra fixa, paralelas, cavalo com arções, argolas em balanço e pórticos de 4, 5, 6 e 7 metros de altura.
NOTA:
1910 -A cópia do documento oficial da criação da Escola de Educação Física foi publicada na Ordem do Dia nº 52 do Comando do 1° Batalhão da Força Pública (atual Batalhão Tobias de Aguiar), vazado nos seguintes termos: “Transcrevo o Aviso nº 185 da 3ª Secção - 2ª directoria, de 3 de março de 1910, do Senhor Dr. Secretário de Justiça e da Segurança Pública, deste teor: Senhor Comandante Geral da Força Pública. Declaro-vos em referência ao Ofício nº 330 de 14 do mês passado que fica creado um Curso de Esgrima e Gymnastica, destinado aos officiais da Força Pública do Estado, devendo serem tomadas as providências para instalação do respectivo apparelho em sala adrede preparada. Saúde e fraternidade. (Assinado) W.Luiz “. No dia 7 de março o Capitão Delphin Balancier do Exército Francês assumiu o Comando da Escola. Nestes termos, confirma-se mais uma vez que a EEFPM de São Paulo é a mais antiga do país. E como localização na cidade se São Paulo, a nova Escola foi estabelecida próximo ao Rio Tietê, junto aos clubes esportivos (*Clube Esperia-Sinhozinho) que lá se concentravam desde o final do século XIX.
*Nota del pesquisador
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/28.pdf
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario