domingo, 13 de diciembre de 2009

foto:
Policía Militar do Estado de Sao Paulo.
INSTITUCIONAL
Histórico da EEF

Em 25 de março de 1912, LEMAITRE, que também era mestre de ginástica pela Escola de Joinville Le Pont, assumiu o comando da Seção de Esgrima, substituindo BALANCIER.O Cap ADRIEN DELBOSS foi designado para ministrar instrução de ginástica para o Corpo de Bombeiros e jiu-jitsu para a Guarda Cívica.LAMAITRE ampliou as atividades curriculares e físicas, introduzindo exercícios até hoje executados pela EEF/PM:

&bull Ginástica sueca

&bull Jogo de bastões (ou jogo do pau): sucessão de golpes de bastões

&bull O Box-savat (ou box francês): combinação de golpes de punhos e pernas

&bull A Esgrima-a-baioneta: movimentos de ataque e defesa com fuzil de baioneta calada

&bull Grupo Conjugado de Força: ginastas que se elevam em pirâmides com paradas de mão e acrobacias.

&bull O Bailado Joinville Le Pont: dança folclórica, hoje extinta na França e só praticada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em 05 de agosto de 1914, a Missão Militar francesa retorna à França devido ao início da 1ª Guerra Mundial.Os Oficiais franceses instrutores foram substituídos pelos Alferes FAUSTINO DA SILVA LIMA e ANTENOR GONÇALVES MUSA, ambos do 4º Batalhão, nas disciplinas de esgrima, ginástica e jiu-jitsu.

Box Savat - a luta corpo a corpo também era uma forma de treinar os soldados franceses, nos tempos das guerras napoleônicas, o vigor físico era a principal qualidade exigida do soldado. Esse número assemelha-se a um "Kata" de luta marcial, o qual é composto de golpes de pernas, pés e punhos. O Box Savat também foi introduzido em nossa Escola pela missão militar francesa.
É realizado ao ritmo da marcha "Velhos Camaradas".

No hay comentarios:

Publicar un comentario