lunes, 17 de mayo de 2010

1859-RIO -SAVATE en el Colegio Pedro II (Pedro Meyer - Coelho Neto),


Biografia


Fundador
Fundador da Cadeira 1. Recebeu o Acadêmico Humberto de Campos.
Luís Murat (L. Morton Barreto M.), jornalista, poeta, filósofo e político, nasceu em Itaguaí, RJ, em 4 de maio de 1861, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 3 de julho de 1929.
Era filho do Dr. Tomás Norton Murat. Após concluir os estudos básicos no Imperial Colégio de Pedro II, segue para São Paulo e matricula-se no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito, bacharelando-se em 17 de março de 1886. Sua estréia literária deu-se em São Paulo, em 1879, no “Ensaio Literário”, órgão do clube literário Curso Anexo, redigido por ele e outros colegas. Mudando-se para o Rio de Janeiro, abraçou o jornalismo, e seus artigos captavam as atenções gerais. Publicou seu primeiro livro de poesias, Quatro poemas, em 1885. Fundou o jornal Vida Moderna (10 jul. 1886 a 25 jun. 1887) com Artur Azevedo, no qual colaboravam Araripe Júnior, Xisto Bahia, Coelho Neto, Alcindo Guanabara, Guimarães Passos, Raul Pompéia e outros. Depois colaborou na Cidade do Rio, de José do Patrocínio, em A Rua, com Olavo Bilac e Raul Pompéia, e em outros jornais cariocas. Escrevia também sob o pseudônimo Franklin. Jornalista combativo, empenhou-se a fundo nas campanhas da Abolição e pelo advento da República.
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=700&sid=87

2 comentarios:

  1. Estudos afro-asiáticos - Números 20-23 - Página 244
    1991 -
    Era preciso criar um outro capoeira, um capoeira de antigamente, para ser um herói de nosso tempo. ... Na sua galeria de grandes capoeiras estão professores de francês do Colégio Pedro II e frades do Carmo, dando rasteiras em meio a....

    ResponderEliminar
  2. Enciclopédia de Niterói: pessoas, lugares, histórias - Página 88

    Luís Antônio Pimentel, ‎Aníbal Bragança, ‎Ismênia de Lima Martins - 2004 - ‎
    Aprendeu as primeiras letras no Colégio de D. Lolota, onde foi matriculado em Io de julho de 1889, recebendo do pai, como os ... Aos 13 anos, matriculou-se no Ginásio Nacional (hoje Colégio Pedro II). ... lembrando-se das aulas de capoeira do preto Cipriano, deu um rabo-de-arraia, jogando por terra seus antipatizantes.

    ResponderEliminar