martes, 26 de enero de 2010

1820-savate (amorós) en Francia y luego en Brasil


EXERCICIOS FISICOS NA HISTORIA E NA ARTE, OS‎ - Página 219Jayr Jordâo Ramos - 1983 - 352 páginas
Admitia o sistema três tipos de ginástica: civil, militar e médica. ... praticar o tiro, jogar bola, boxear com os punhos e pés e muitos outros faziam parte.
NOTA:
Vivian Luiz Fonseca
CAPOEIRA SOU EU:
memória, identidade, tradição e conflito.
Rio de Janeiro
2009
Em relatório do Conselho Nacional do Desporto do Ministério da Educação e Cultura (MEC), intitulado “Parecer sobre a Capoeira-Desporto”, datado de julho de 1972, e assinado pelo General Jayr Jordão Ramos42, ressalta-se a importância de dar à capoeira “formas e regras desportivas”, com o objetivo de reabilitá-la enquanto luta. O General Ramos, membro do CND à época, esteve envolvido ao longo de toda a sua carreira militar com questões relativas aos rumos que o ensino de Educação Física deveria seguir. Foi figura expoente não apenas no meio militar, como também nas esferas civis, como por exemplo na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (SANTOS, 1983). Nesse mesmo parecer citado acima, o General aponta que pela falta de incentivo público, a capoeira serviu, por
muitos momentos, à malandragem e desordem. Assim, só teria restado para a capoeira, fixar-se no campo do folclore. Entretanto, ainda para o General Ramos, se tivesse sido devidamente fomentada, “seria modalidade ginástica bastante praticada”. O autor coloca ainda, que: “Ao lado do Judô, do Boxe, do Karatê e de outras formas de luta, deve ser a capoeira estimulada. Como desporto, ela apresenta no seu aspecto, um misto de semelhança com a luta francesa “Savate” e com a japonesa do Karatê (...)”. Para ele, o órgão responsável por organizar a sua regulamentação, deveria ser a Confederação Brasileira de Pugilismo. Na realidade, não é novidade um membro das Forças Armadas Brasileiras estar envolvido com questões relativas à capoeira, principalmente no intento de enquadrá-la enquanto atividade esportiva. No início do século XX, como demonstrado anteriormente, setores militares defenderam a criação de um Método Nacional de Educação Física baseado na capoeira, além de serem feitas as primeiras propostas acerca da regulamentação da capoeira enquanto esporte.
42 O General Jayr Jordão Ramos nasceu em 14 de julho de 1907, no Rio de Janeiro. Cursou a Escola Militar do Realengo, e foi declarado aspirante a oficial em 1930. Ao longo de toda a sua carreira militar dedicou-se às questões relacionadas à prática e ao ensino de Educação Física. Como aluno, recebeu Menção Honrosa na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). É importante ressaltar que esta instituição balizava os rumos da Educação Física no Brasil à época. Em 1935, é nomeado instrutor da EsEFEx e começa a estabelecer contato com outras Escolas importantes internacionais, como a Escola Superior de Educação Física Joinville-Le-Pont, lá realizando cursos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario