domingo, 10 de enero de 2010

RAÍZES HISTÓRICAS DA GINÁSTICA EM JOINVILLE

Nota del pesquisador:Le Petit Journal. Los Apaches sao os Capòeiras Franceses .
http://fr.wikipedia.org/wiki/Apaches_(Paris)
Un código de la elegancia de apache lo distingue de la bodega de su mejor atuendo Domingo: gorra con tres puentes, botas de bengalas, bufandas de seda y adornado, chaqueta con cinturón, correa grande y puntiaguda.
http://www.cequilfautdetruire.org/spip.php?article1170
RAÍZES HISTÓRICAS DA GINÁSTICA EM JOINVILLE
por
MARCIA DE SOUZA PEDROSO AGUSTINI
___________________________
Dissertação Apresentada à Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Educação Física Florianópolis, SC
2002

Em Julho de 1841 a Câmara de Deputados aprovou um empréstimo de 64 contos de réis para apoiar o início do projeto. Em Janeiro do ano seguinte desembarcaram os primeiros franceses que ali se estabeleceriam. Porém, algum tempo depois, algumas divergências internas da colônia, levaram a um desmembramento do grupo, originando outra colônia, a do Palmital. (CHACON,
1981) Ambas as colônias, tal como os outros imigrantes perceberiam depois, tiveram que se confrontar com um ambiente difícil em meio a mata atlântica e com pouco apoio imperial, condições ainda mais difíceis para estes imigrantes 15 provenientes da vida urbana francesa, operários e artistas que não tinham um preparo para os desafios com os quais se defrontavam.
Em 1844, quando Mure abandona a Colônia do Saí, afirma ter trazido ao país, 500 operários franceses que se espalharam pela costa sul, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Com isso é provável que tenham se difundido idéias de reforma social que influenciaram não só na proclamação da república, como na libertação dos escravos. (CHACON, 1981)
..............................Marinho (1983:95) cita:
Grandes tendências da Educação Física que vão ser dominantes em diferentes períodos e que ao final de várias décadas, mostra um cenário de conflitos de influências. O método francês de Joinville Le Pont vigente por 25 anos, tinha obtido grande assimilação no Brasil, incorporando-se à cultura nacional. A calistenia dominou a Marinha, as Associações Cristã de Moços (ACMs) e os colégios de linha americana, sendo também aceita pela Escola de Educação Física do Exército. A Ginástica acrobática foi desenvolvida pela Aeronáutica, Exército e forças auxiliares. A ginástica sueca e o método Educação Física Desportiva Generalizada foram empregadas nas escolas especializadas e a ginástica feminina moderna já apresentava-se como base da Educação Física Feminina em boa parte do país.
http://www.tede.ufsc.br/teses/PGEF0082.pdf

No hay comentarios:

Publicar un comentario