domingo, 5 de diciembre de 2010

1748- El arte de PERNEAR

Governo do mundo em seco, palavras embrulhadas em papeis: ou, Escritorio da razam, exposto no progresso de hum dialogo, em que saõ interlocutores hum letrado, o seu escrevente, e as mais pessoas que se propuzera, Manuel José de PaivaLetrado. Ouvi dizer, que o dançar fe introduzio com arte, para que até o parecer beíla fe aprende nefte mundo: que mandaó as fuas regras fe mova milagrofamente o corpo com ar, (como que he fomente ifto permittido agente como a toma do alemo que as perhas fe hao de dancar com graça , para o que prepara os homens como aos cavallos, que lancaó os pes com galantaria: que hade agente dar muitos paísos y fem fahir de hum lugar, a modo de muía de atafona que ha de variar, de forma que ñas raudanças dos pés, ora pareça cabra, que faltando faz as fuas cabriollas , ora caranguejo, que andando para traz faz a fuá paílagem, em fim, que nao hao de andar como anda a mais gente, queî he o que bafta, para aprender a nao anda , como agente quem aprende a dançar......................
F.L. Ameno, 1748 - 309 páginas





Dama: pareceolhes efta dança coufa de brutos como briga de gallos, que ora recuaö , era inveftem, até que de eftimulados bufcaó о poleiro por alivio; e poriflo mandaraó vir de fora a que agora coftumaó , com que por linha tranfverfal he a Dama bufcada do Galan, como por huns roderos de "fore ut" , que Ihe fazem andar com a cabeça á roda , até que fe ajuíhó as pa..........................

Letrado. Ainda affiin, efla dança dos minuetes fempre he muito perigofa; porque fehumapefloa. nao vay por leus paffos contados, e lhe efcapa - hum pé,arrifca-fe acahir num erro, e fe ancla oomo manda a regra , em muitos. Eu vi os días passados, em certa cafa , dançar hum eftranjero que fó por hum pullo que deu , levou mais vi...vas, e mais abraços dos ............. , do que , levou ainda nenhum Géneral por confeguir huma vitoria de conisideracaö í preguntando eu a hum-fujeito , que eftava ao pé de mim, que acaó tinha obrado aquelle varaó infigne, que aflim lhe chamavaó, para merecer tamanho applaufo? me diu elle , que fizera huma cabriolla .................

Soldado. Hide contar iflto aos que gaftaô muito boas moedas neife eftudo. Mais de hum anno fey quem andou aprendendo a lançar os bracos com ar....................

Soldado. Em a mioha mocidade tive efta tentaçao, .............depois deja meter fuccedido, por huma cabriolla que fiz, cahirme de huma parteleira huma figura de pedra na cabeça, de que levey tres pontos; .....................

Letrado. Amigo, tratemos de por cobro nifto, porque os dançantes pareceme que nos bailaó; e fe for produzindo muito efta raça, temo que qualquer, por mais leve que feja, fará o cafo mais pezado , entrando por noflas cafas, pé ante pé, e faltando-nos ñas ancas; porque efta picarla enfina a montar embeftas humanas; ecüidaó elles que toda a peffoa , á vifta de fuas habilidades , eftá como befta , pela inveja que teui de dar tao bons coùces. ..........................

Soldado. Pois ponhamos huma ley no nóflo governo , para quedaquiem diante, quem quizer aprender a pernear, vá ao Carrafeo que o enfine, poique o faz mais barato ^e efíes eftrangeiros, que trouxeraó o ar pefiifero, que deu nas pernas dos nonos nacionaes, aprendaó as mefmas cabriollas.............
http://books.google.com/books?id=BiEBAAAAMAAJ&hl=es&source=gbs_navlinks_s

1 comentario:

  1. Na “História da Música Portuguesa”, João de Freitas Branco, ao mencionar a arte e o instrumental dos jograis, informa: [...] eram gente de ex tração baixa e costumes pouco recomendáveis, que sabiam tanger instrumentos,
    fazer sorte de malabarismos e outras habilidades [...] os contratavam para acompanharem em suas trovas tocando algum instrumento dos que vemos nas iluminuras dos cancioneiros: alaúde, guitarra mourisca ou latina, rabeca” (Branco, s.d., p. 21).

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