jueves, 20 de enero de 2011

1918- Jogador de Pau -Primeira Guerra Mundial

(pag. 125-126) O ESGALHADO

20 de Janeiro de 1918
Aqui no batalhão há um corneteiro que dá pelo nome de Esgalhado. O Esgalhado é um rapaz trigueiro, mais alto que baixo, fino e sucado de carnes, bem lançado, tirado das canelas. Tem no rosto perfeito, que a patine do sol e do vento recrestou, dois olhos vivos, muito vivos,destes que olham a direito, com insistência, quási impertinentes. E sobre o lábio um buço leve de guias arrebitadas. Pulsa-lhe a agilidade no corpo musculoso. Nado e criado lá pela Beira marítima, entre a Estrela e o Mar, conjuga em si as duas graças portuguesas — a serranil e a marinheira. Parado, poisa as plantas no chão e arqueia o busto,como quem vai a bordo sobre as ondas; e a andar, direito à meta, modela o corpo no geito alado do zagal, que, no viso dos montes, o pé fincado e o braço em funda, joga a lapada à testa do rebanho.
Com que olhes hão de olhá-lo as moças da sua terra!. ..
Adivinha-se ali um jogador de pau. Um destes faias da aldeia, lestos e atrevidos, que armam o reboliço numa feira.
E como é seco, esbelto, ardido, airoso, não lhe vai mal, por minha fé, aquele nome de Esgalhado.
Emfim um destes puros sangues lusitanos, já tão raros, estatuado pela força da terra e pelo sonho ardente das mulheres, e cuja maquette devia figurar num museu étnico, a atestar ao forasteiro as virilidades tersas da raça.
FUENTE: Memórias da grande guerra : (1619-1919) (1919), Author: Cortesão, Jaime, 1884-1960, Publisher: Porto : Renascença Portuguesa, Language: Portuguese, Book contributor: University of California Libraries, Collection: cdl; americana

2 comentarios:

  1. O Palácio na Lama 29
    Mas afirma-se que tudo isto é um conto do
    vigário. Já se diz que o governo não terá coragem para continuar com os comícios. Cobrem
    aquilo de ridículo. E começa-se a descrer geralmente da ida das nossas tropas para a França.
    Tudo comenta, insinua, segreda, baralha. E agora vá de chacota. São as revistas que jogam piada. Por exemplo, venham aqui ao Éden e ouçam o fado de? Ganga. Vale a pena: venham. O Ganga é o carroceiro afasditado desta Lisboa gingona. Foi arrancado à rua. É assim mesmo. Sem tirar nem pôr. Cheira ainda a alcouce e a cavalariça. Então o Amarante delicioso no papel. Vem a matar:
    calças justas, blusa azul arremangada, a faixa
    na cínta descaída à banda, o boné atirado pra a
    nuca, e sobre a gorja núa um carão deslavado a
    respirar insolência. E o que êle canta e diz! Gaba o grande sistema nacional da lambada. E aquilo dito em calão, sublinhado pelo guisalhar do macho, muito rufia, muito refilão, muito português, é de enternecer. Aí vem êle a gingar, a prisca entalada nos dedos e o chicote caído do sangradoiro.
    FUENTE: (PAG 29) Memórias da grande guerra : (1619-1919) (1919), Author: Cortesão, Jaime, 1884-1960, Publisher: Porto : Renascença Portuguesa, Language: Portuguese, Book contributor: University of California Libraries, Collection: cdl; americana

    ResponderEliminar
  2. Ë de saber que Luiz Lopes, Antonio Manoel, e José Vieira, que ainda vive, foram, em annos verdes, tres denodados jogadores de pau, e tamanho terror incutiram nas cercanias de Fafe, que bastaria a qualquer d'elles, para vencer a sua, mandar o pau e nao ir, como o rei da Suecia fazia ás botas. As mais memorandas façanhas dos Vieiras tinham o seu theatro na celebrada romaria da Senhora de Antime. Ahi appareciam os tres campeadores mascarados, como era d'uso em mancebos de familias de alto porte. As mascaras afiavam as chanças d'outros chibantes, e d'este gracejar de mau agouro procedia o partirem-se as caras pordebaixo das mascaras, como seas nâo quizessem para outro mister, ou as sacrificassem á padroeira da romagem, como os indios se estiram sob as rodas das carroças dos seus idolos...........................Era um bom visinho o senhor Gregorio. O mesmo direi do senhor Telles, logar-tenente de José do Telhado, lesto jogador de pau, rebequista de força, e alfaiate de obra grossa. Este, em sua opinião, tambem estava innocente; mas ia purificar-se á Africa, d'onde voltará, passados dez annos, a morrer na patria, mais generoso que o general romano Scipião, logar-tenente de salteadores mais abalizados — que nem sequer deixava á patria a posse da ossada.
    Fuente: Memorias do carcere, Volumen 1 ,Camilo Castelo Branco, Em Casa de Viuva Moré, 1862

    ResponderEliminar