lunes, 31 de enero de 2011

Capitania de São Paulo, governo de Rodrigo Cesar de Menezes

(PAG-)29- 30-31-32-150- 151


(1721) O segundo tenente, António Cardoso dos Santos, era ainda mais indigno; aproveitando-se do posto que occupava, fazia um soldo supplementar, pedindo de alguns dinheiro emprestado com a intenção deliberada de não restituir…………………extorquindo com ameaças e com violências. ……………Além de valentão, era libertino e depravado. ………..o tenente de raiva e de despeito; clamou céus e terra, promettendo desforras formidáveis, injuriando o ouvidor, que se achava ausente, ameaçando-o até com pancadas.
Tomou abertamente a protecção da presa e em nome delle fez petição ao governador que não a attendeu. Attribuindo esse insucesso ao secretario do governo, Gervásio Leite Rebello, audaciosamente…………..ás 9 horas da noite, com três capangas armados, no meio de gritos obscenos, aggrediu o secretario, ferindo-o gravemente……..consternado Rodrigo César ao vice-rei do Brasil.
De outra feita, os dois tenentes acompanhados de pessoas armadas fizeram uma assuada ao ouvidor geral, da qual resultou ficar ferido o meirinho da ouvidoria. ………………………….A tal respeito representou a Camará, em 2 de Julho de 1722; e o governador, (que já tinha recebido carta régia regulando o uso das armas, publicou outro………... Mas os forasteiros, os vagabundos que, com jogos, bebedeiras e desordens faziam receiar pela tranquilidade da capitania, eram portuguezes, filhos do reino e das colónias.……………………………Nesse anno (1727) havia em Cuyabá 2.607 escravos Negros, além dos Índios administrados que pouco serviço prestavam. ………………… á noite, com facas de ponta e armados de paus curtos dissimulados pelos capotes em que se envolviam, os negros se dirigiam a consumir o ouro que roubavam aos senhores e as ferramentas que lhe desencaminhavam. Os taverneiros, pouco escrupulosos, os recolhiam apoderando-se dos furtos a troco de bebidas alcoólicas e bugigangas, que eram o preço dos amores africanos. Por causa d'esses desvios os senhores maltratavam os escravos, chegando alguns a chumbal-os pelas costas a tiros. Dahi as fugas dos escravos que se revoltavam, matavam os brancos, e engrossavam os quilombos dos arredores. Isso constituía um perigo permanente para a ordem, nesses logares louges de recursos, com Índios bravios onde os negros eram no maior números.

FUENTE: Capitania de São Paulo, governo de Rodrigo Cesar de Menezes (1918), Author: Washington Luís, 1869-1957, Subject: Menezes Rodrigo, Cesar de, d. 1738; São Paulo, Brazil (State), Publisher: São Paulo Typ. C. Garraux, Language: Portuguese

No hay comentarios:

Publicar un comentario