miércoles, 9 de septiembre de 2009

Cartas de um pintor, Gazeta de Noticias n. 236, ano X, sábado, 23 de agosto de 1884, p. 1.

.Pedro Américo: “Cartas de um Pintor”
................a juventude d’esta como nação unida, e a flagrante inferioridade dos habitantes da Sicilia, e em geral de toda a região que vai de Napoles á ponta meridional d’aquella grande ilha; inferioridade tal, falta tão evidente de civilisação e policia, que, devéras, constitue a vergonha d’este pais e a continua macula que todos os seus inimigos indigitam para destruirem o effeito das enthusiasthicas apologias que lhe tecem os seus innumeros admiradores.
O salteador explica-se ordinariamente pela falta de policia ao sul do reino; porém, outras causas o produzem e animam, e estas são as mesmas que entre nós explicam a existencia do capoeira no meio do povo e mais [...] do mundo. É um anachronismo monstruoso, a que recorrem os politicos sem consciencia para atterrar e dominar; e um premeditado delicto que a sociedade devera castigar ao mesmo titulo que castiga o mandatário dos assassinatos ordinarios.
FUENTE:Cartas de um pintor, Gazeta de Noticias n. 236, ano X, sábado, 23 de agosto de 1884, p. 1.
Cartas de um Pintor
A Itália moderna. – Restauração do genio nacional. – A arte italiana. – Protecção do governo, do rei e dos papas. – Artistas contemporaneos. – Realistas e impressionistas.
http://www.dezenovevinte.net/txt_artistas/cartas_pedroamerico.htm

No hay comentarios:

Publicar un comentario